Os dons do Espírito Santo

Capítulo Nº 2

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO

Toda pessoa humana ao ser Batizada com o Espírito Santo recebe além da habitação de Deus na sua alma, virtudes, dons INFUSOS ou de santificação, também podemos chamá-los de aperfeiçoamento e dons EFUSOS ou carismáticos. O cristão nasce para a vida em Cristo, pela intervenção do Espírito Santo que o “convence do pecado da justiça e do juízo”. Agora o pecador justificado por Jesus tem renovado todo o seu ser, o que o torna um filho de Deus.

Os dons INFUSOS ou de santificação, aperfeiçoamento, (note que a santificação não é o Batismo com Espírito Santo, como alguns pensam e ensinam), eles, os dons, são instrumentos poderosos de Deus para a construção da santidade em nossas vidas, enquanto que os dons EFUSOS ou carismáticos são instrumentos também poderosos que nos capacitam a sermos servos competentes e eficientes. Mas, para que isso aconteça, precisamos nos abrir à Sua atividade, e à Sua ação, tanto num caso como no outro.

Os dons INFUSOS, os interiorizados em nós, por que são os novos modeladores do nosso caráter cristão, estão profundamente ligados às mais elevadas operações da vida espiritual, isto é, eles realizam no homem uma atividade que consiste em revestir a alma dos “Hábitos da Trindade”, aperfeiçoando os desejos de Deus, com o desaparecimento do “eu”, para que só Deus tome as iniciativas, aplicando no homem a Sua vontade Diretiva ou Permissiva conforme for o caso.

Já os carismas, num total de nove, são dons para o serviço e o bem comum; como resultado da ação dos dons INFUSOS, e são concedidos como manifestações atuais, de acordo com a vontade de Deus, para o que for útil (no ministério). I Coríntios, 12: 7.

O objetivo verdadeiro da atividade dos dons do Espírito Santo, portanto, é proporcionar a transformação do modo humano de agir para a união transformante. A pessoa após batizada nas águas, necessita do Batismo com o Espírito Santo urgentemente, para iniciar sua vida, essencialmente dependente de Deus, embora ainda imperfeita, pois não sabe como agir para viver “à maneira de Deus” até que seja estabelecida, de modo permanente, na intimidade das Pessoas Divinas, guiada pelo Espírito Santo, pois só Ele pode fazer isto, e é Quem nos leva à profundeza de Deus.

À medida que o cristão avança na vida divina se deixando guiar pelo Espírito Santo, nele desabrocha a graça de Deus, sendo levado por causa do Batismo com o Espírito Santo que o liga na participação da natureza divina, que foi comunicada ao Filho pelo Pai e por ambos ao Espírito Santo, e, finalmente pela graça recebida que é comunicada a todos os que nascem de novo. É desta graça recebida no Batismo com o Espírito Santo que deriva o sentido sobrenatural das virtudes e dos dons.

DONS INFUSOS — SÃO OS INTERIORIZADOS EM NÓS, MODELANDO NOSSO CARÁTER CRISTÃO.

Os dons INFUSOS poderão ser encontrados em quase todo o Novo Testamento, nas epístolas de Paulo, e principalmente na carta aos Coríntios.

Em Isaias, 11: 2, eles aparecem sobre Jesus, assim:

1. Temor de Deus,
2. Piedade, Misericórdia,
3. Fortaleza ou espírito de Fortaleza ou ainda coragem,
4. Prudência ou espírito de Conselho,
5. Ciência ou espírito de ciência,
6. Entendimento ou espírito de Inteligência,
7. Sabedoria ou espírito de Sabedoria.

DONS EFUSOS — SÃO OS CARISMÁTICOS

1. Línguas,
2. Profecia,
3. Interpretação,
4. Ciência,
5. Sabedoria, ou Conhecimento, (Revelação).
6. Discernimento dos espíritos,
7. Cura,
8. Fé, chamado de Dom de Operação de Maravilhas,
9. Milagres.

Em Gálatas, 5: 22 temos os nove frutos do Espírito que deverão ser considerados em conexão com este estudo.

Manaus, 18 de abril de 2009

Pr. Israel Guerra

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s